Início >> Content >> NOTA PÚBLICA
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

NOTA PÚBLICA

Em assembleia ordinária neste dia 5 de novembro de 2014, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Pará (CEDCA/PA) tomou conhecimento da série de assassinatos ocorridos na noite do dia 4 de novembro de 2014 em alguns bairros de Belém, notadamente no Guamá e na Terra Firme, desencadeados após a morte de um cabo da Polícia Militar.

O número exato de pessoas assassinadas e/ou baleadas ainda está sendo apurado, porém, já é possível identificar que, entre as vítimas, estão adolescentes e jovens, que tiveram suas vidas ceifadas com características de extermínio por pessoas ainda não identificadas, que agiram arbitrariamente, impondo medo e desespero nas ruas da cidade.

Diante dos fatos, o Conselho solicita do Governo do Estado explicações sobre as circunstâncias do ocorrido e exige as devidas apurações e responsabilizações daqueles que praticaram esta barbárie, buscando identificar e punir os autores – agentes públicos ou não – desta ação arbitrária que afronta o Estado Democrático e de Direito.

Ao mesmo tempo, o Conselho manifesta seu pesar e solidariedade aos familiares das vítimas, colocando-se à disposição e desejando força para superar este momento de dor.

Belém, 05 de novembro de 2014.

 

Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Pará